Política de Privacidade e Cookies

Política de Privacidade

Quem Somos?

A CIPEF, Centro de Inspecções de Veículos, Lda com o NIF: 503063681 com sede na Rua Fonte do Casal, 3 – Alto de Brenha, 3080-437 Figueira da Foz, Tel. 233 910 609 que atua na área dos centros de inspeção, doravante “CIPEF”

Contactos

A sua opinião é importante para nós, se tiver perguntas sobre a nossa política de dados pessoais pode enviar um email para geral@cipef.pt

O nosso compromisso

A proteção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental da CIPEF.

Informações pessoais que recolhemos

A CIPEF recolhe um conjunto de dados incluindo pessoais. Essa informação provem registo de propriedade do veículo ou mais recentemente do DUA – Documento Único Automóvel, em que a sua apresentação é obrigatória (Portaria n.º 221/2012 de 20 de julho). Os dados recolhidos são: Nome, Morada, Código Postal e Localidade. Para além disso, o proprietário pode, se assim o entender, fornecer de livre vontade o número de telefone, fax ou email. Estas informações não são obrigatórias e têm como objetivo o contato com o proprietário em caso de necessidade sobre o processo de inspeção, ou para informar da validade do serviço de inspeção que efetuou no centro da CIPEF.

Por imposição legal (Portaria nº 221/2012 de 20 de julho) tiramos uma fotografia ao veículo (que tem de incluir o reconhecimento automático da matrícula, identificação do visual da marca/modelo e local) durante a inspeção.

Possuímos ainda nas nossas instalações um sistema de vídeo vigilância, sendo, assim, possível a captação da sua imagem.

Quando recolhemos os dados pessoais

Os dados pessoais são recolhidos durante o processo de inscrição para o ato de inspeção, ou pelo nosso website quando um utilizador pretende marcar uma determinada inspeção no nosso centro de inspeção.

A fotografia do veículo para identificação é efetuada durante o ensaio de travagem.

Recolhemos ainda imagens para controlo e segurança física das nossas instalações através de um sistema de vídeo vigilância em permanência.

Como utilizamos as suas informações pessoais

O decreto lei 11/2011 de 26 de abril no seu artigo 22 – Processamento de informação ponto 3 “Todos os dados são confidenciais, não podendo as entidades gestoras fazer deles qualquer uso para fins comerciais, salvo para informar sobre prazos e periodicidade das inspecções”, impede a utilização dados incluindo os dados pessoais com a exceção da informar sobre os prazos das inspeções.


Como partilhamos as suas informações pessoais

A CIPEF não partilha a informação com mais nenhuma entidade nem partilha informação entre os diferentes locais que possui. As únicas exceções são:

– O envio de dados para a AT- Autoridade tributária – Comunicação de documentos.

– Envio de informação para o IMT – Dados de Inspeção, validade e número de certificado.

Segurança das informações pessoais

A CIPEF armazena os dados pessoais num sistema de bases de dados e os acessos aos mesmos são realizados através de uma aplicação com controlo/ gestão de acessos. Os dados só estão disponíveis aos colaboradores que realmente necessitam de acesso aos mesmos.

Qual o tempo mínimo que armazenamento dos dados

O período de tempo durante o qual os dados pessoais são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada.

Efetivamente, existem requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um período de tempo mínimo.

Por imposição legal a CIPEF armazena a informação:

– Elementos relativos às inspeções: mínimo de 2 anos (decreto lei nº 11/2011 de 22 de abril, artigo 22 ponto 5);

– Dados necessários para informação à Autoridade Tributária para efeitos contabilísticos ou fiscais: 10 anos (decreto lei nº 7-A/2016 de 30 de março, artigo 130 ponto 1);

– Dados videovigilância: 15 dias. Este prazo pode ser alargado por períodos legalmente definidos para fins de investigação e ações judiciais de natureza penal;

Os Seus Direitos

Direito de retificação de dados pessoais – Tem o direito de retificação das informações que temos sobre si, caso estas não estejam corretas.

Direito de acesso a dados pessoais – Tem o direito de solicitar uma cópia dos dados pessoais que a CIPEF detém sobre si. Para apresentar este pedido como pessoa singular, o titular deve solicitar o formulário para o mail geral@cipef.pt.

Direito à portabilidade de dados – Tem direito de receber os dados que nos forneceu.

Direito de Esquecimento – Tem o direito de pedir a eliminação dos dados que nos forneceu

Direito de limitação de tratamento – Tem o direito de obter do responsável pelo tratamento a limitação do tratamento, por exemplo, em situações em que haja inexatidão dos dados, ou situações em que o tratamento é ilícito e o titular dos dados se opõe ao apagamento dos dados pessoais

Direito a reclamar – Direito de apresentar reclamação a autoridade de controlo, a CNPD. Mais informações em www.cnpd.pt

Revisão da Política de Privacidade

Esta política de privacidade será objeto de atualização constante, de forma a refletir os comentários dos clientes ou publico em geral sempre que se justifique.

Política de Cookies

O que são Cookies?

Cookie é um pequeno arquivo que é colocado no computador de quem nos visita através das nossas plataformas online e, serve para identificar o computador em questão. Esses arquivos não contêm nenhuma informação pessoal e são utilizados exclusivamente por razões de segurança e para fins estatísticos. No entanto, caso opte por não ativar os cookies no website pode resultar na incapacidade de aceder a algumas áreas do site ou de receber informação personalizada.

Que Cookies utilizamos?

Cookies de personalização: São cookies de sessão, identificação, configuração e registo, estritamente necessário para identificar e fornecer os serviços solicitados. A informação obtida através deles é tratada apenas pela CIPEF.

Cookies de estatísticas: aqueles que são bem tratados por nós ou por terceiros (Google Analytics), permite-nos graficamente, quantificar o número de utilizadores e realizar análise estatística do uso e serviço oferecido. Permite melhorar o fornecimento de produtos ou serviços oferecidos.

Como desativar uma Cookie?

A maioria dos navegadores, mostra como configurar o navegador (browser) de forma a poder permitir ou não o uso de Cookies. Para controlar o uso de Cookies, configure através do navegador (browser). Estes ajustes normalmente podem ser feitos na zona de “Opções” ou “Preferências” do menu do navegador.

Resolução Alternativa de Conflitos de Consumo

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo: indicar nome(s) e contato(s) da entidade de Resolução Alternativa de Litígios que tiver competência no concelho onde se encontra instalada a sede da sociedade. Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt